sexta-feira, 10 de junho de 2016

RECOMENDAÇÕES: MAIS UM BLOG DE GAMES



Por:Hds

Cansado de sites chapa-branca? Entendo... Então que tal dar uma olhada neste blog aqui?

Este post vai ser um pouco diferente do que costumo escrever. Eu nem preciso lembrar a qualquer usuário da internet que ela está abarrotada de páginas e canais de vídeo completamente vazios e repetitivos. Aqui no Brasil, alguns deles são visivelmente feitos para servir de vitrine para o ego inflado de produtores de conteúdo exibicionistas. Sites que pretendem informar sem oferecer o mínimo de opinião atrelada aos textos, que quase sempre se limitam a replicar conteúdo de matérias e notícias de sites americanos. Sendo assim, vou dar minha contribuição para reduzir os danos causados por essa turba de imitadores, vou indicar um blog de games diferente: O Mais um Blog de Games

Variedade
Nos post redigidos por Shadow Geisel (o responsável pelo blog) temos todo tipo de assuntos abordados, que vão de jogos retrô até conferências legendadas (pelo próprio Shadow). Notícias, comentários sobre eventos, matérias sobre filmes, séries e animações, denúncia à práticas de mercado abusivas, opinião direta e concisa, retrospectivas, destaque (pouco visto nos demais blogs) à trilhas sonoras dos games. E o que dizer do Meu Review supremo?

Trabalho Pesado

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter lido em alguma revista ou na net um análise que te fez pensar: "putz! que texto mixuruca!". Numa época em que vemos inúmeros canais de YouTube se ocupando em incitar cegueira e deslumbramento moloide, o Meu Review Supremo significa uma antítese das análises porcas e perigosamente preguiçosas que vemos em proliferação.

Sempre tive em mente que reviews são da mais gritante importância, pois são eles que vão auxiliar o consumidor (e não o "fã" somente) a fazer uma compra consciente, sem que seu julgamento seja nublado por orientações rasteiras baseadas em entusiasmo burro ou simples fanatismo.

Tudo começou com o review do jogo Street Fighter IV. Quem está acostumado com resenhas fáceis, pouco detalhadas e vazias de informação deve ter levado um susto! Se você é do tipo que tem aversão à matérias longas vai suar frio ao se deparar com as mega-resenhas do blog. Mas se é do tipo de jogador que gosta de entrar de cabeça nos seus jogos preferidos, caçando detalhes e curiosidades onde elas estiverem, vai se fartar com o que blog tem a oferecer.

O Meu Review Supremo detalha de maneira exaustiva enredo, jogabilidade, cenários, itens, personagens, designe gráfico, ambientação, sistemas (sendo eles de evolução ou não), trilhas sonoras, modo on-line, recompensas, fator replay e ainda entrega uma opinião acerca da qualidade de cada uma dos tópicos citados sem fazer média. Tudo isso embalado em senso de humor (coisa que eu não consigo fazer no meu próprio blog, pois sou chato e resmungão demais pra isso...).

Duvido que alguém encontre dentro ou fora da internet análises iguais. O que vemos por aí são canais e sites arrotando qualidade e uma pretensão de quase "utilidade pública", mas que na prática só conseguem ser pobres, superficiais e previsíveis. O Review supremo, ao contrário, apresenta um detalhismo que beira a obsessão!

A cereja do bolo que não deveria faltar: A opinião

É comum entre os jogadores pensar que basta somente "gostar muito" de jogos para sentar comodamente em sua bolha de zona de conforto comendo biscoitos recheados e tomando Toddynho. Pra depois desfrutar do entusiasmo infantil empática mostrado em vídeos e matérias. Mas a verdade é que, sem desenvolver o mínimo de senso crítico, você vai ser um "gamer" movido pela pura alegria inocente de consumir jogos. Sendo sempre uma vítima de empresas escrotas que lhe entregarão lixo encaixotado vendido à preços exorbitantes. Lixo esse que jogadores complacentes não terão a menor capacidade de avaliar, já que dispõem somente de uma empolgação abobalhada que se assemelha à de uma criança de seis anos!

Nos dias de hoje em que vemos vlogueiros com milhões de acessos como é o caso do Zangado que, por pura conveniência (sabe como é, nadar à favor da maré significa mais inscritos) e covardia, resolveu ceder à praga do politicamente-correto. Seus vídeos, que já foram engraçados e cheios de piadas, agora estão pisando em ovos no que se refere à feminismo, "polêmicas", violência e sexo. Antes os vídeos do canal eram engraçados justamente por passarem por cima da babaquice auto-corretiva predominante na internet. Agora o próprio Zangado se desculpa pelas suas afirmações, mostrando um bom-mocismo forçado que ele mesmo ajudou a propagar nos demais vlogs de jogos. O sujeito tá parecendo mais a Madre Tereza de Calcutá!

Esse exemplo vale para qualquer endereço em em que seja possível posicionar o cursor em cima e clicar. Sites, fóruns, canais, e blogs existem aos montes. Mas aqueles que exibem opinião você não vai encontrar fácil por aí. Para isso, é necessário primeiro querer encontrá-los. Procurar por produtores de conteúdo que tenham repulsa ao deslumbramento embasbacado que comumente vemos. A procura não será fácil, mas será altamente recompensadora. Afinal, de que maneira vamos incentivar endereços que apresentem opiniões críticas e sem medo de desagradar, se não deixando de lado sites comprados que militam contra o jogador? Sites que ficam ao lado das empresas justamente quando elas erram grotescamente?

Por isso mesmo dou minha contribuição recomendando fortemente o Mais Um Blog de Games (Ah! Não se esqueça de visitar o Mais Um Vlog de Games, o canal do blog no YouTube). Se você, assim como eu, está enjoado de conteúdo batido e critérios bundas-moles de julgamento, vai tirar um tempo para acessar este blog. Caso não venha a fazer isso, depois não reclame dos blogs chapa-branca com que você vai topar daqui pra frente! Esteja avisado!

"Quem sabe o mal que se esconde nos corações dos blogueiros coxinhas, o Shadow sabe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário