sexta-feira, 20 de novembro de 2015

AMERICAN FLAGG! PELA MYTHOS



Por:Hds.



"Que espécie de herói sobreviverá à corrupção do século XXI?"

A frase na capa da primeira edição de American Flagg! publicada na década de 80 pela editora Cedibra pode não ser a tradução fiel,mas evoca o caráter profético da obra de Howard Chaykin perfeitamente.

A editora carioca foi a primeira a trazer o herói para o Brasil em edições mensais de 36 páginas,que duraram apenas quatro números(de outubro de 1987 a janeiro de 1988).Posteriormente foi relançada pela editora Abril(mensal,36 páginas e novamente cancelada!)até o número 6.A Abril,que costuma ser lembrada com carinho pelos leitores mais velhos,fez mais besteiras que a Cedibra,que dentro do mercado de quadrinhos sempre foi de menor importância nas bancas.Os números 1 a 5 saíram na ordem mensal(de dezembro de 1990 a abril de 1991).Mas o sexta edição só saiu 13 MESES depois do 5º número!A editora ainda lançou a revista na linha Graphic Album com 100 páginas e depois disso mais nada.


Agora,depois de "somente" 24 ANINHOS de espera,American Flagg! vai ser finalmente encadernada pela luxuosa editora Mythos.É inacreditável como uma revista tão citada e elogiada ficou tanto tempo sendo escanteada pela grandes como;Abril,Globo,Conrad,Panini e etc.Qual teria sido o motivo para essa negligência grotesca?O autor não liberou os direitos?Proibição por censura?Eu aposto que não teve nada a ver com nada disso.Foi incompetência pura mesmo!

A edição da Mythos trará os primeiros 12 números e conta a aventura de Reuben Flagg;um ranger que sobrevive numa america totalmente decadente e dominada por complexos corporativos.Flagg vai enfrentar personagens pitorescos em ambientes dos mais variados e tentar recuperar a antiga confiança nos valores americanos.Howard Chaykin coloca o personagem em histórias recheadas de política,crítica aos costumes,erotismo e antecipações futurísticas,no mínimo, curiosas.

American Flagg! Edição Definitiva já está à venda a partir deste mês com 392 páginas,formato 17x26cm e preço de R$99,00.

Quem conhece o blog deve saber que normalmente critico a Mythos pelos preços absurdos que ela cobra em seus volumes,mas neste caso o preço de American Flagg! está relativamente compatível com a situação do mercado de hq's nos dias de hoje.Num período como aquele da década de 80 ou mesmo 90(com crise econômica e inflação que faria os dados econômicos atuais parecerem um conto de fadas!)não seria possível lançar uma obra desse calibre.

Mesmo em épocas de elitização dos quadrinhos no brasil(que começou no início dos anos 2000 e hoje se encontra aceita pelo público em geral)a revista está dentro dos padrões que os "leitores ostentação" normalmente suplicam para que as editoras publiquem,é só se lembrar que Demolidor Revelado saiu por R$92,00 e tinha 40 páginas a menos.

Ameriacn Flagg! é uma daquelas histórias que faltavam ser "justiçadas" aqui no brasil.Uma obra tão importante que influenciou Frank Miller entre vários outros autores nos anos 80,quando nem se pensava em trazer temas adultos da forma como foi trazido nela.

A série inteira tem um total de 50 edições e durou de outubro de 1983 a março de 1988,então tomara que essa edição consiga vingar para que os outros volumes prossigam sendo lançados.É até estranho eu ter que dizer isso,mas vamos torcer para que a publicação da Mythos dê certo e seja concluída finalmente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário